De tarro em tarro
De litro em litro

Em meados de 1968, foi quando uma família se deslocou de Sulina para Laranjeiras do Sul Paraná.

Família esta que sempre batalhou em busca de seus ideais e objetivos.
Alécio Pereira da Costa casa se com Elena Pagnussat, começa então uma história de perseverança e superação ambos brasileiros descendentes de italianos. Agricultores cultivam soja, milho e feijão como muitas outras famílias nesta região também trabalhavam com a criação de porcos e pecuária leiteira. Com as colheitas comercializadas nos armazéns e o leite nos laticínios da região como a agricultura e pecuária eram a única renda desta família os mesmos buscaram investir na pecuária leiteira.

Preocupação com o desenvolvimento da região

Apoio e grande parceria com os produtores

Em busca de crescimento e conhecimento o chefe de família, identifica e aproveita as oportunidades da região com interesse em aumentar a produção leiteria, Alécio então alem de agricultor e produtor passa a ser o transportador de leite junto a seus filhos Elesson e Gean logo aos 13 e 14 anos estavam junto ao pai lombeando tarros de leite e por mais de 30 anos nesta jornada. Em dias difíceis de chuva ou sol estavam em trabalho constante recolhendo leite de propriedade em propriedade.
Mas o que lhe chamava mais atenção era a falta de condições de trabalho quando ainda não havia coleta a granel, nem tanques de expansão, desta forma o leite era recolhido em tarros a serem direcionados aos laticínios sem refrigeração adequada para correta conservação.

Desta forma então quando chegava á plataforma de recepção do laticínio muita matéria prima era condenada sendo então jogado ralo abaixo não só o leite mas o trabalho e o sonho de centenas de produtores, nos cálculos deste homem visionário havia muito prejuízo faltava, treinamento, faltava investimento, faltava atitude que transformasse este cenário.
Foi assim que visando a melhoria de vida de muitas outras famílias que Alécio resolveu investir tudo o que tinha, para a compra da pequena empresa à qual ele entregava leite, mas tudo o que tinha ainda era pouco para o tamanho de seu sonho, este homem guerreiro conquistava seus objetivos a cada entrega de leite de litro em litro de tarro em tarro aquela pequena empresa passava a ser sua por volta de 2004, começa uma nova jornada de superação Alécio agora já era proprietário.
Inicia-se então a transformação desta pequena empresa que, outrora pequena, dispunha apenas de um tanque rodoviário para recepção do leite com capacidade apenas para 800 litros dia, empresa esta que fabricava apena um único produto, o QUEIJO MUSSARELA.

Nesta nova fase de tarro em tarro o leite era recepcionado e os produtores visitados pelos filhos e pelo ainda transportador de leite que passou não só apenas recolher e transportar o leite, mas á orientar e ajudar no crescimento de cada produtor com boas práticas de ordenha.

Desta maneira a empresa foi crescendo com mais matéria prima e com qualidade.
A massa do queijo ainda era filada a mão em tinas queijeiras, bastante trabalho manual.
Mas ainda havia um sonho infindável de crescer e superar.
Alécio sempre sendo um homem de bom coração e com uma generosidade muito grande passa a contratar e a empregar novas famílias para fazerem parte de sua história e seu crescimento, começa o investimento com equipes de mais controladores de qualidade que fazem toda a diferença na plataforma de recepção, a empresa inicia com a compra de maquinários para desenvolvimento de mais produtos.

Com estrutura predial mais ampla, ao lado dos filhos e filhas e de uma equipe de mais de 120 colaboradores, atualmente a Lactopar oferece mais de 17 tipos de produtos derivados de leite, sempre buscando oferecer qualidade e primor em seus produtos, desde a captação da matéria prima até a mesa do consumidor.

A Lactopar cujo nome originário de Lacteos do Paraná tem orgulho de afirmar que tudo é possível ao que acredita, ao que busca e batalha basta apenas que coloque Deus acima de tudo.
Em compartilhamento aqui fi ca as palavras do sábio empreendedor Alécio para os mais jovens que estão começando a careira:
É preciso selecionar uma boa equipe para trabalhar juntos, pois sozinho não veremos os resultados esperados, ter visão ampla em todas as áreas nunca se limitar há uma só missão e saber que o conhecimento nunca é demais e para crescer é preciso buscar.

Nossos produtos são feitos com muito amor, qualidade e alta tecnologia.

15851

Quer ser nosso representante?